OUTLAWS: Cidade Sem Lei

Jogo de PC lançado em 1997 pelas LucasArts, OUTLAWS é um tesouro dos games esquecido pelo tempo e ofuscado por outros jogos que conquistaram maior atenção do público na época; e talvez esse seja o principal motivo para esse jogo não ter decolado: timing.

Em linhas gerais, OUTLAWS se trata de um FPS single player com tema de western acompanhado de sequencias de CG muito competente que apresenta algumas cenas de ação, introdução e término de fases.

A história do jogo é baseada na trama mais clássica dos filmes de Velho Oeste. Tudo começa com um barão ganancioso que deseja comprar as terras de todos os habitantes de uma pequena cidade a fim de implantar uma nova estrada de ferro e enriquecer ainda mais; para conseguir a preço de banana, o barão começa a perseguir e amedrontar todos os moradores. Porém entre os habitantes vive James Anderson, um ex-Marshall (agente federal da época), que se recusa a baixar a cabeça para o ricaço. Como resultado o barão contrata alguns fora-da-lei para dar um jeito no ex agente. Num belo dia James vai até o armazém da cidade e quando retorna encontra sua casa destruída, sua esposa morta e um recado falando que sua filha havia sido sequestrada. O Marshall parte então em busca de sua filha, vingança e justiça.

Outlaws_PC_0116160-outlaws-windows-screenshot-with-you-around-all-the-wild-westoutlaws_anderson

Além da história fenomenal, digna de um filme de John Ford, o jogo possui diversos aspectos memoráveis, além de alguns detalhes fenomenais que elevam o game à outro nível. Logo nas primeiras telas temos a seleção de dificuldade do jogo, e podemos escolher entre “Good”, “Bad” e “Ugly”, fazendo uma referencia ao clássico filme de Sergio Leone de 1968 (conhecido no Brasil como “Três Homens em Conflito”).

Gráficos/Visual

Esse é um assunto delicado quando se trata de OUTLAWS. O jogo possui um visual incrivel, com cenários grandiosos e muito bem desenhados para transportar o jogador para o velho oeste. O colorido lembra até mesmo a saudosa Technicolor, com um azul do céu que dá gosto de ver. Porém o “3D” utilizado no game é típico dos anos 90, o que acabou por datar o jogo e não agradou muito a comunidade de jogadores pelo mundo.Talvez este seja um dos motivos para  o jogo não ter decolado.

E’-italiano-il-videogame-che-fa-rivivere-gli-spaghetti-western

Trilha Sonora/Efeitos sonoros

Ponto alto do jogo. Ponto fenomenal do jogo! Se fosse de um filme com toda a certeza teria ganhado um Oscar. Criada por Clint Bajakian, as músicas do jogo são fantásticas, lembrando, e muito, o trabalho do mestre Ennio Morricone. Com estilo grandioso, a trilha acerta do começo ao fim, rendendo até mesmo um CD.

Além disso o jogo possui uma versão 100% em português, na qual todas as falas são dubladas. E o charme da dublagem é o fato de ela ser meio tosca: todos os personagens possuem as mesmas falas, porém muito boas. A toda hora é possível ouvir “Desista Marshall!” ou “Nós vamos te pegar Marshall!”. Sensacional!

 

Armas

As armas são um show a parte. Cada uma possui uma característica própria, como mira, velocidade de recarregamento ou de disparo, peso, potência. O mais bacana é o design de cada uma das armas, que foram muito bem trabalhadas e desenhadas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Personagens 

Outro ponto alto do jogo. No melhor estilo de FPS clássicos como DOOM e WOLFSTEIN, depois de algumas fases temo um chefão. Todos os chefões de OUTLAWS são excelentes, trazendo características únicas. Além disso o jogo consegue passar ao jogador uma simpatia pelo personagem principal e uma certa raiva dos vilões, dando ainda mais vontade de derrotar cada um deles.

Veredito 

OUTLAWS é um jogo fenomenal, o qual vale a pena ser jogado por fãs de todos os tipos de games. Por causa de sua coragem e elementos inovadores (FPS western) o jogo se tornou um item obrigatório na coleção dos jogadores da década de 90. Com uma trilha sonora que dá um show a parte, com toda a certeza vale a pena revisitar o velho o oeste e ajudar o ex marshall na sua busca.

E você já conhecia o game? ficou com vontade de saber mais?

 

2 comentários Adicione o seu

  1. Pateick disse:

    Cara, isso eh muito nostalgico. Um dos melhores jogos q ja joguei na vida, tenho minha versao ate hoje e deu muita saudade e vontade de jogar novamente. Como disse, uma historia sensacional, muito envolvente… uma trilha espetacular, scenecuts dignas de filme e sempre pensei em ver Clinteastwood na pele de Marshal James Anderson… sem sombra de duvidas esse game merecia uma continuacao, um Live Action a altura e uma trilogia em que o terceiro fosse com a filha, Sarah, apenas… sucesso!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Alana Gonçalves disse:

      Olá, boa noite. Eu amo esse jogo e gostaria de saber se vc tem como me enviar. Estou louca atras dele, mas nao encontro para baixar :/ .. Desde ja, agradeço!

      Curtir

Deixe um comentário